quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ontologia

A palavra ontologia é composta de duas outras: onto e logia. Onto deriva-se de dois substantivos gregos, ta onta (os bens e as coisas realmente possuídas por alguém) e ta eonta (as coisas realmente existentes). Essas duas palavras, por sua vez, derivam-se do verbo ser, que, em grego, se diz einai. O particípio presente desse verbo se diz on (sendo, ente) e ontos (sendo, entes). Dessa maneira, as palavras onta e eonta (as coisas) e on (ente) levaram a um substantivo: to on, que significa o Ser. O Ser é o que é realmente e se opõe ao que parece ser, à aparência. Assim, ontologia significa: estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas, real e verdadeiramente.

* Fragmentos retirados de CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

3 comentários:

  1. Ontologia significa o conhecimento do ser, e é um termo de origem grega. Ontologia reproduz a natureza do ser, da existência dos entes, da realidade e das questões metafísicas em geral.

    Fonte: http://www.osignificado.com.br/ontologia/ acessado em 30 abr 2012.

    Partindo dessa ideia podemos concluir que a medida que nos conhecemos, tendemos a sermos mais conscientes de nossas limitações e de quão pequenos somos diante do universo que rodeia, sabendo que temos papel fundamental na transformação do meio em que estamos.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bemmmm?????? rsrsr

    Gostei de seu Blog, está bem legal.

    Boa noite e boa sorrteeee,kkkkk

    ResponderExcluir