A relação da filosofia com a educação existe desde a antiguidade no mundo grego. Os filósofos gregos, em busca da arete[1]
humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da
educação. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma
cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao
conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de
cultura.
A
busca pela educação ideal é representada por Platão na metáfora da
“alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo
de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa[2] enxergando a luz da verdadeira realidade.
Na
visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência
histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira
sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a idéia de uma
educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se
torna culto e erudito.
Nessa
expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão
da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da
educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia
estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as
formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão,
inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.
Percebemos
no mundo Grego a filosofia e a educação indissociáveis, fato presente
ate nos dias atuais. Entretanto, a filosofia da educação dos últimos
tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se
nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas que propiciam a
articulação entre diferentes perspectivas teóricas.
Na
modernidade temos outros sistemas filosóficos e as teorias pedagógicas
sendo refletidos: racionalismo (Descartes), iluminismo (Kant),
romantismo (Rousseau) e idealismo (Hegel).
Na
contemporaneidade temos diversos desafios e temas sendo refletidos
como: as questões do sujeito, da liberdade, da autonomia e da dignidade
em relação aos desafios da ciência e da tecnologia, temos ainda outras
demandas sendo refletidas na filosofia da educação como as questões da
responsabilidade, da justiça, da solidariedade, do individualismo em
relação aos processos de globalização, as questões do outro, da
tolerância e do interculturalismo, bem como a relação da Ética,
política, ciência e religião no processo educativo.
Segundo
Luckesi a educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim
em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação
social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que
fundamentem e orientem os seus caminhos. Em suma a
Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está
situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem
caminhar.
* Fragmentos retirados de
STIGAR,Robson. Disponível em <http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page=artigo&id=263>
[1] Adaptação perfeita, excelência, virtude.
[2] Crença comum, opinião popular, origem da palavra ortodoxo.
sem a Filosofia, creio que a Educação não caminharia muito, pois as próprias reuniões pedagógicas são reflexivas, porque estamos pensando como melhorar nossa atuação em sala de aula e como fazer os atores principais(alunos e professores) se compreenderem e interagirem.
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